img-responsiva

O HOBBY E SEUS BENEFÍCIOS




Muitas pessoas são adeptas ao hábito de manter um hobby – ou passatempo. O que muitas delas não sabem é que essa atividade pode desenvolver uma porção generosa de competências e habilidades ligadas ao desenvolvimento cerebral, comportamental e na área da coordenação motora, além de ser uma ótima terapia contra a ansiedade e o estresse.

A disponibilidade de se organizar e reservar um tempo do dia – ou semana, ou mês, como queria – para desenvolver uma habilidade que não esteja ligada a uma atividade corriqueira possibilita uma quebra de rotina e, consequentemente, uma ruptura em um fator gerador de estresse. Sabemos que as rotinas entediantes geram estresse; o que afeta no bom desenvolvimento de várias áreas da vida, tais como, no trabalho, no estudo, ou no relacionamento familiar. O estresse pode afetar no desempenho de qualquer área, seja ela pessoal ou profissional.  

Pesquisas mostram que a ansiedade e o estresse andam juntos, e que desenvolver atividades recreativas tem o poder de descentralizar o foco das circunstâncias causadoras desses males.

Ao criar algo, você será instigado, motivado e movido a se sentir produtivo, eficiente, capaz, responsável, útil, entre outros adjetivos qualificadores. Mas não precisa, necessariamente, criar, pode ser remodelar, reformar, consertar algo.

Então, vale a pena deixar, um pouco, a preocupação do dia a dia de lado, e se dedicar na produção de algo, você mesmo – com suas próprias mãos.

Mesmo se tratando de um hobby, essa dedicação precisa ser consciente e ter o objetivo de alcançar qualidade, ou seja, é necessário empenhar-se e rejeitar o “fazer de qualquer jeito”. Isso inclui uma busca pelo conhecimento, mediante pesquisa, tentativa e erro. Você verá como é bom sentir-se capaz de fazer algo, dando o melhor de si. 

Esse sentimento de produtividade é libertador. É saber, dentro de si, que pode ser útil, que adquiriu determinadas competências e habilidades, mesmo que seja para usufruto próprio. É saber, também, que pode desenvolver uma habilidade diferente do habitual, do ambiente de trabalho profissional, por exemplo.

Simples o complexa, seja qual for, a tarefa, se você conseguiu desenvolve-la, pode ter a certeza de que novas conexões cerebrais foram estabelecidas, ou fortaleceu as já existentes. E nunca pense que não é capaz de fazer algo. 

Há algumas atividades que são mais difíceis que outras, mas, nenhuma impossível. Se encontrar dificuldades, tente novamente. Busque atividades menos complexas e depois passe para as mais complexas. Assim, seu cérebro será treinado a vencer etapas e a superar limites.

Essa capacidade de aprender algo novo é estudada e explicada pela neurociência, é a neuroplasticidade. A neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, refere-se à capacidade do sistema nervoso mudar; adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal; e quando submetido a novas experiências.

Não tenha medo de tentar até superar as dificuldades! Mas, principalmente, lembre-se de imprimir qualidade nas suas tarefas. Isso amplia a sua concentração e o foco, a capacidade de lidar com situações adversas, e ajuda a resolver os problemas do dia a dia. Assim, é bem provável de se chegar ao sucesso.

Durante o processo de criação, você passa a prestar atenção em pequenos detalhes, valorizando e percebendo a diferença que cada elemento faz, por menor que seja. Certamente, a sua capacidade de desempenhar atividades do dia a dia será melhorada, consideravelmente. Isso fará diferença, também, na sua vida profissional. É um reflexo natural.

Não posso deixar de salientar que um hobby não se limita a atividades manuais, mas, também, se estende a exercícios físicos e práticas intelectuais como, por exemplo, a leitura e resenha de livros, filmes, jogos eletrônicos, entre outro. 

Aqui tem uma lista de alguns hobbies:

Prática de esportes: sozinho, em dupla ou equipe;
Viajar e conhecer novos lugares;
Cozinhar;
Ir ao cinema, o cinéfilo – quem ama o cinema como arte ou lazer;
Decorar a casa e criar elementos decorativos;
Construir móveis;
Montar miniaturas;
Acampar: sozinho ou com amigos;
Jardinagem e paisagismo;
Aquarismo;
Ferromodelismo;
Aeromodelismo;
Fazer trilhas;
Yoga;
Meditação;
Fotografia;
Ter um Blog;
Tocar instrumentos musicais;
Desenhar;
Pintar;
Velejar;
Pescar;
Colecionar bibelôs;
Costurar;
Bordar;


Esta é uma lista que não pode ser limitada. Existem muitas outras coisas legais que podem ser feitas. O importante é buscar o que te proporciona bem estar. Além disso, posteriormente, pode ser uma atividade que te gere uma renda extra.

Então, agora me conta se você tem um hobby, e qual é.


Compartilha este post com alguém que você acha que vai gostar de saber dessas informações!





Caro(a) leitor(a), ao comentar, deixe, também, o seu nome para não ficar como desconhecido. Obrigado!

5 Comentários