img-responsiva

Mata Atlântica - e a nossa consciência






Olá, tudo bem contigo? Espero que sim!

Em Fevereiro desse ano (2020) eu tive férias da faculdade e decidi ir ao sul da Bahia, Itabuna, que fica bem pertinho de Ilhéus.

Itabuna, Ilhéus e outras cidades dessa região ficam localizadas na área de cobertura da Mata Atlântica. Como Itabuna não tem praia, sempre que a gente quer ir à praia é para Ilhéus que a gente vai. É só seguir pela BR-415, conhecida como Rodovia Jorge Amado (ou Rodovia Itabuna – Ilhéus). São cidades muito próximas!

Eu já estive várias vezes nessa região privilegiada do nosso país, e sempre que passo por ela, meu coração se enche de alegria, ao contemplar essa exuberância natural. Quem me conhece, sabe que eu amo a natureza, justamente por suas riquezas visuais e materiais.

Confesso que, ao saber das estatísticas atuais, me bate uma preocupação, a de que o comportamento humano, diante dos recursos naturais, tem se mostrado imensamente irresponsável e destrutivo.
Quando o ser humano usa os recursos naturais, como as florestas – na exploração do que ela oferece – ele precisa saber que todo e qualquer sistema precisa se manter equilibrado, e essa consciência poderia gerar um comprometimento maior com o respeito às limitações dos recursos disponíveis.




As nossas atitudes devem ser sempre baseadas em coerência, ou seja, tudo aquilo que usamos, tem o seu devido valor e, consequentemente, tem-se um preço a ser pago. Seria muito mais coerente se agíssemos pesando o uso do recurso com seu respectivo valor. Tudo estaria bem mais equilibrado, e não haveria a degradação que temos visto acontecer!

Em Genesis 1, temos o seguinte:


11. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

24. E disse Deus: produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

29. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

30. E a todo animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

31. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom [...]


Esse texto deixa nítido que tudo o que foi criado, foi criado para a manutenção da nossa vida e, em conjunto, vem a responsabilidade de sabermos usar e manter.





Sobre dados estatísticos


A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional brasileiro. Ela é tão importante que concentra 70% do PIB nacional. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente (essa estatística é lamentável, porque poderíamos ter uma reserva bem maior). Por isso, é de extremamente importância monitorar e recuperar as regiões que já foram destruídas, além de se estabelecer políticas públicas para fortalecer a legislação que a protege.

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas que nós temos e abriga grandes biomas, além da diversidade de vida que impacta o planeta. Ela possibilita atividades essenciais para a humanidade, como o abastecimento de água, a agricultura, a pesca, a geração de energia elétrica, o turismo e o lazer.


Benefícios para a humanidade


A Mata Atlântica não é apenas uma floresta distante. Ela está em nossas cidades, e seus remanescentes, parques, reservas, mananciais e áreas verdes – incluindo plantas ornamentais que estão em nossas casas – são fundamentais para o nosso bem-estar.

A proteção das florestas traz inúmeros benefícios para a vida da humanidade.

As florestas, quando preservadas, contribuem para a purificação do ar através da fotossíntese, processo em que o gás carbônico é convertido em oxigênio, o gás essencial para a manutenção da nossa vida.

Por meio de diversos processos, as florestas também atuam na regulação do clima e na proteção do solo. Elas ajudam, por exemplo, a evitar deslizamentos de terra, erosão, enchentes e outros desastres ecológicos. Também protegem rios e nascentes, favorecendo o abastecimento de água nas cidades. 

Benefícios para a economia e o lazer


Os recursos e serviços ambientais da Mata Atlântica também permitem atividades essenciais para a economia, como a agricultura, a pesca, o extrativismo, o turismo, a geração de energia elétrica e, porque não, o lazer.   

Ela melhora, significativamente, a qualidade de vida por oferecer espaços para lazer, prática de esportes e contato com a natureza.



Uma flora que alimenta e cura


Alguns alimentos e remédios que usamos no dia a dia, como os chás de folha de maracujá e de carqueja, são naturais da Mata Atlântica.

Segundo o CNCFlora, mais de 50% dos medicamentos disponíveis comercialmente são baseadas em compostos bioativos, de espécies não humanas – ou seja, têm origem em plantas ou animais. 

Diante dessas informações, e daquilo que vemos acontecer nos noticiários, nós poderíamos ter um olhar mais harmonioso e consciente para a Mata Atlântica, e desenvolver uma mentalidade mais realista, no que diz respeito à necessidade de saber a importância da mata para a nossa vida, juntamente com a importância de manter essa fonte de vida. Pois, sem ela, a humanidade estará fadada à decadência e destruição coletiva.



Você quer saber se existe Mata Atlântica em sua cidade? Basta visitar o site www.aquitemmata.org.br e informa o nome de sua cidade!


Fonte de pesquisa:
https://www.sosma.org.br/conheca/mata-atlantica/ e www.aquitemmata.org.br


Caro(a) leitor(a), ao comentar, deixe, também, o seu nome para não ficar como desconhecido. Obrigado!

20 Comentários

  1. Arrazou Nel Santana. Mata Atlântica fonte de vida animal e vegetal. É nosso dever e nossa obrigação cuidar e manter viva. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Obrigado pelo comentário!

      Te incentivo a deixar o teu nome!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado!
      Obrigado pelo comentário!

      Te incentivo a deixar o teu nome!

      Excluir
  3. lindo texto...sabias palavras de um grande amante da natureza...quem entende o q é bello e sabe contemplar o belo que a natureza nos oferece👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  4. Neeeeeel, que maravilha essas informações dadas, e de fato, precisamos sermos mais conscientes, e nao só isso, realizarmos ações. Amei as fotos também!!

    ResponderExcluir
  5. Carlos Murilo Lima de Santana2 de abril de 2020 às 20:52

    Fantástico!!!

    ResponderExcluir