img-responsiva

SETEMBRO AMARELO e a empatia que transforma




Nos últimos anos, a cor amarela tem sido quase um sinônimo de empatia. Tendo em vista que o Setembro amarelo vem sendo usado como símbolo de uma luta contra o suicídio. Mas esse movimento desperta uma reflexão, e merece uma atenção especial, principalmente no que diz respeito a uma empatia genuína e sincera frente à realidade do sofrimento de alguém.

O mundo tem se colocado diante de uma triste realidade, a de que tantas pessoas têm cometido suicídio. Uma atitude extrema, na luta por uma tentativa de solucionar uma dor ou sofrimento, no seu estágio de maior complexidade – onde parece não haver mais solução.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. 
https://www.setembroamarelo.com

Falar de empatia, nesse contexto, é falar da capacidade humana de se colocar no lugar do outro. É imaginar-se sentindo a mesma dor que o outro sente. E nesse sentido, fica difícil aplicar o conceito de empatia em todas as pessoas que nos cercam. 

Não é novidade alguma que muitas pessoas se envolvem nos movimentos “Pró-vida” meramente por ser um movimento que fala da preservação da vida, e isso parece ser muito legal! Mas, no tocante ao importar-se genuinamente com as questões vitais do próximo, deixa a desejar.

De nada vale levantar uma bandeira em defesa à vida, se não se importar com as questões que proporcionam e/ou mantém a vida. Porque, em dados momentos se falará em vida, em outros, haverá descaso, e nas situações mais graves, se terá discursos de ódio.

Outro ponto importante é a capacidade de dar ouvido a quem precisa ser ouvido. Há uma dificuldade expressiva nessa questão. Muitas pessoas não conseguem encontrar alguém para falar, quer seja por vergonha, por omissão de alguém próximo, por falta de um relacionamento sólido/confiável, ou por identificar um interesse momentâneo ou dissimulado, que alguém pode demonstrar na tentativa de parecer compassivo.

Quando se tem um amigo, um familiar, ou se tem acesso a um especialista altruísta (aquele que se importa, genuinamente, com as questões do outro) é um presente de Deus!

Terapeutas e especialista são encontrados em toda parte, mas nem sempre haverá a sinergia necessária para a confiança.

Confiança é a palavra chave. Sem confiança não se pode estabelecer um vínculo dialógico consolidável. Ou seja, como se pode conversar com alguém que não se confia, ou, se tem pouca confiança?

A confiança precisa de um tempo para ser construída, ela não pode ser comprada, ou alugada, muito menos depositada em alguém que nunca teve interesse em participar da sua vida.

Muitos dizem que você não está só.
Muitos dizem "CONTE COMIGO".
Mas poucos mantêm a PALAVRA, e a ESSÊNCIA de ser como Jesus é; que nunca te deixa e nunca te abandona!

Ele mesmo diz: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira NENHUMA o lançarei fora.” João 6: 37.

Se for pra ter convicção de que nunca está só, creia no SENHOR!
Porque há questões que somente Ele pode entender! E quando precisar de alguém, Ele mesmo a colocará na sua vida.

Há amigos fiéis? Há!
Você sabe quais são? Nem sempre!
Além do mais, nem todos os amigos estarão capacitados a ouvir e emitir uma palavra de ajuda!

É de extrema importância saber identificá-los, porque, dependendo da ocasião, uma palavra mal dada pode se tornar um peso ainda maior na dor.

Sendo assim, a gente pode pedir a Deus que, Ele mesmo, coloque alguém em nossa vida, alguém em quem podemos confiar e desabafar as nossas dores e sofrimentos.

No livro de Provérbios diz o seguinte: “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17.

Aqui a gente pode ver, claramente, que o amor, e o tempo de relacionamento, são condições necessárias para se estabelecer um elo fortalecido. O que diferencia o simples ser amigo do ser um irmão; aquele que pode ser um braço direito, um ombro amigo, um apoio nos momentos difíceis e um possível ajudador.

No caso de ainda não haver uma pessoas em quem confiar, confie em Jesus!

Jesus é, e sempre será o maior PORTO SEGURO,
SOCORRO BEM PRESENTE,
AMIGO FIEL,
FONTE DE VIDA,
PRÍNCIPE DA PAZ,
AJUDADOR,
CONSELHEIRO,
RESTAURADOR, e tudo o quanto mais for necessário!

Por onde quer que ande, onde for, converse sempre com Ele...
Fale baixinho, fale com o coração, mas fale com Ele.
Desabafe, conte tudo a Ele!
Ele ouve e sabe, exatamente, o que fazer.

Na minha concepção, o maior sinônimo de empatia se chama Jesus! E Ele se torna a nossa maior referência! 

Empatia é uma forma de amar, mesmo não sendo fácil.

Sabemos que a humanidade não é perfeita; Jesus tem muitos admiradores e seguidores, alguns deles se esforçam pra fazer o que Ele ensina, outros não, alguns conseguem, outros fracassam. Mas isso também requer paciência. E a gente não pode focar no fracasso do outro!

Se alguém fracassou em ser um amigo pra você, se faltou empatia, isso não significa que todos agirão de igual modo.

Afinal, se você chegou até aqui é porque alguém se importa com você; além de haver um plano especial para a sua vida!

Mantenha o foco naquilo que é bom e descarte o que não agrega valor à sua vida!

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4: 8.

Há uma oportunidade de ser tudo diferente. E bem melhor do que já foi!


Um abraço, e vamos continuar bem!










Caro(a) leitor(a), ao comentar, deixe, também, o seu nome para não ficar como desconhecido. Obrigado!

6 Comentários

  1. Excelente reflexão e palavras verdadeiras. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, minha preciosa irmã!
      Não só pelo comentário, mas, também, por ser quem você é na minha vida.
      ❤❤❤

      Excluir
  2. Eita Glória que irmão lindo Deus!!Exatamente palavras. ❤❤❤

    ResponderExcluir
  3. O melhor é que você ainda fala de Deus. Proclama o Seu amor. Parabéns!

    ResponderExcluir