img-responsiva

RECOMEÇAR – uma possibilidade de sucesso




Olá, como vai, tudo bem?

Hoje, eu quero te fazer um convite à reflexão da importância e dos benefícios de recomeçar. Vou confidenciar algo que aconteceu na minha vida; no quanto eu acredito que esse ato pode ser uma iniciativa muito útil, que pode produzir, em nós, uma transformação generosa; que devemos abandonar as palavras desmotivadoras e, assim, sair de um estado grave de desânimo e redirecionar a nossa mentalidade para as conquistas que já foram semeadas em nosso coração.

O primeiro, e mais importante passo em nossa vida, é percebermos uma possibilidade – ou melhor – a necessidade de recomeçar!




Pensar em recomeçar, nos leva primeiramente a uma autoanálise. É rever a nossa própria vida – a nossa história de vida. É perceber o que está faltando, o que foi deixado para trás, o que não deveria ter sido feito, ou, o que poderia ter sido feito, só que de uma forma melhor. Há sempre uma situação que nos leva ao ato de pensar sobre a necessidade de recomeçar, de dar um novo sentido às coisas, ou melhor, de ter uma nova oportunidade de construir o futuro.

A nossa vida é cheia de situações que sempre nos levam a decisões, e muitas dessas decisões podem comprometer a qualidade da nossa existência, a qualidade do nosso presente e, principalmente, do nosso futuro. É de extrema importância rever, analisar, ressignificar alguns conceitos, antes mesmo de querer mudar algo, por mais simples que isso pareça ser. É importante ter, também, a habilidade de reconhecer que algo precisa ser modificado, quer queira para benefício próprio, quer queira para benefício coletivo. E em geral, os melhores recomeços resultam em benefícios coletivos.



 QUANDO É PRECISO RECOMEÇAR?



A resposta é mais ou menos simples: sempre que houver a necessidade. Sempre que a insatisfação se apresentar, ou, até mesmo, nos casos mais graves, quando a vida estiver perdendo o sentido. Isso mesmo, até, quando não se pode mais ver uma luz no final do túnel. E se isso acontece, há algo gritando por um recomeço!

Inevitavelmente haverá uma insatisfação, e isso já é um sinal de que algo, que não está indo bem, precisa ser mudado. As oportunidades às mudanças estão sempre à porta, e se formos espertos, aproveitaremos o máximo de cada uma delas. Dependendo da situação, pode não ser fácil, mas pense comigo, o simples fatos de você perceber que há algo incomodando, já é um indicativo de uma possibilidade de recomeço. É uma chance de fazer algo diferente, e o que está em jogo é a nossa vontade de mudar, de crer que é possível dar a volta por cima, e obter a mudança de toda e qualquer situação indesejada. Isso é completamente possível. Não digo me baseando na teoria do pensamento positivo ou de autoafirmação. Mas, sim, me baseando no que está escrito na Bíblia, naquilo que o nosso criador deixou escrito para a nossa fortificação, o nosso fortalecimento pessoal. Acredite, todos nós somos capazes de reconstruir algo!

Sendo assim, quero te mostrar esse evento que aconteceu com Simão, e está registrado em Lucas 5: 1-6:

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. E entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais profundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.

Assim como aconteceu com Simão e seus amigos pescadores, comumente, acontece conosco. Podemos perceber os nossos esforços indo de mal a pior; claro que isso gera desânimo, e consequentemente, o desejo de parar, de desistir, de “Lavar as redes”. Mas se tivermos a capacidade de refletir sobre o que aconteceu em determinado caso, poderemos buscar novos métodos, focando em como proceder para fazer diferente – mas de uma forma melhor. Devemos buscar a ampliação do conhecimento nas áreas em que mais sentimos fragilidades e, insistentemente, manter o desejo de tentar mais vezes. As coisas podem ser diferentes, acredite! O próprio Jesus nos auxilia nessa caminhada. Ele mesmo nos mostra, pelo exemplo de Simão, que é possível tentar mais de uma vez.

A meu ver, esse é um excelente exemplo que persistência, de que não devemos desistir de seguir com os nossos sonhos, planos e projetos. É um exemplo de que, se seguirmos as orientações corretas, como Simão fez com Cristo, teremos sucesso nas nossas empreitadas. Ele foi e sempre será o nosso maior orientador, Aquele que nos mostra, de forma muito eficiente, o modelo a ser seguido, com seus exemplos e ensinamentos práticos.



AS INFLUÊNCIAS EM NOSSAS DECISÕES...



Outro ponto importante que quero destacar é o que está escrito no verso 7, do mesmo capítulo de Lucas:

Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos [...].

O que podemos reter com esse trecho é o exemplo do poder de influência que as pessoas exercem, umas sobre as outras. A influência funciona tanto pelo ponto positivo, quanto pelo ponto negativo.

Sabemos o quanto uma palavra motivadora pode favorecer o bom desenvolvimento de alguém, mas o oposto também é verdadeiro, que uma palavra de desânimo pode acabar com a motivação de alguém. Recomeçar requer uma demanda de dedicação e motivação extremamente grande, e, nesse ponto, devemos identificar e direcionar os nossos ouvidos para as palavras corretas. Infelizmente, muitas vezes nós nos submetemos às palavras desmotivadoras, palavras de pessoas que, de uma maneira ou de outra, não têm motivação própria, querem ver o nosso fracasso, ou, não se sentem bem com as nossas conquistas. Algumas delas, não têm muita perspectiva de vida, não compartilham dos mesmos objetivos que nós, e tentam sabotar os nossos sonhos com suas palavras carregadas de incredulidade e/ou desafeto. Sem contar, que às vezes, nós mesmos usamos palavras de descrença contra aquilo que planejamos.

Além das pessoas “do contra”, existem aquelas “do pró”. Estas são, sem dúvida alguma, as melhores. São elas que nos amam, torcem por nós, acreditam, depositam confiança e querem o nosso bem – de verdade. É notório que, em algumas situações, por não saberem como inferir as melhores orientações, ou, por não compreenderem claramente alguns dos nossos planos, acabam proporcionando o efeito contrário à motivação. Mas, nesse ponto de vista, não tem problema, a gente pode crescer junto, porque, havendo o amor, a compreensão, e o reconhecimento de que “foi pensando no seu melhor”, o recomeço gerará um fruto coletivo. Esse evento é completamente normal! Claro que não podemos deixar de valorizar essas pessoas, que, na grande maioria das vezes, nos motivam, nos dão razões para seguir em frente e nos impulsionam a alcançar novos patamares. Com elas, nós compartilhamos, não somente os nossos sonhos, mas também as nossas vitórias. São as melhores companhias e merecem um lugar privilegiado no nosso “barco” de conquistas.

Nenhuma dessas circunstâncias pode ser um freio para a nossa parada, porque, quem sabe dos nossos planos e conhece a força que existe dentro de nós é Aquele que nos criou e nos dotou de capacidade para executar cada um deles.



O QUE ACONTECEU COMIGO?



Durante muito tempo me deixei influenciar por palavras desmotivadoras, e quase fui à ruína. Meus sonhos estavam sendo prejudicados, alguns deles, sendo enterrados. Já estava perdendo a esperança de que pudesse executar meus projetos, e passei a acreditar que alguns desses sonhos eram inúteis. Mas, Deus é muito bom. Ele SEMPRE tem a solução para todo e qualquer conflito, seja ele interno ou externo.

Eu mudei a minha perspectiva de vida quando entendi que a nossa principal motivação de recomeço deve ser a fé, a certeza de que tudo vai ser melhor. E principalmente, que temos, sim, uma nova oportunidade. Que podemos fazer algo diferente, e muito melhor do que foi feito antes. Afinal, o próprio Deus, que nos criou, nos dá todas as oportunidades, além dos suprimentos para recomeçar e obter o, tão desejado, sucesso.



MEU DESEJO PRA VOCÊ...



Quero deixar duas meditações muito preciosas:

Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 
Provérbios 4:23.

Nada e ninguém pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus. 
Romanos 8:39.

No texto de Provérbios, quero que você perceba a importância de aprendermos a guardar o nosso coração, ou seja, filtrar todas as influências externas e internas, e reter apenas aquilo que pode nos proporcionar crescimento: pessoal, profissional e espiritual. Confesso que demorei um tempinho pra aprender esse princípio, mas, como nunca é tarde para aprender algo... Eu aprendi!

No texto de Romanos, a gente pode ter a plena convicção de que não existe possibilidade alguma de algo nos separar do eterno amor que Deus tem por nós. Ele mesmo enviou Jesus para morrer numa cruz, por amor a nós. É tipo um casamento sem chance de divórcio!

Sinceramente, espero que essas palavras tenham sido como uma semente plantada no teu coração, e que possamos vê-la crescer e frutificar. Assim como eu decidi que ela continuará crescendo e frutificando no meu!


Deus abençoe a tua vida e o teu coração!

Um abraço,


Nel Santana.

Você já precisou recomeçar algo?

Deixa um comentário!


Compartilha esse texto com alguém que você gosta, e que precisa saber que é possível recomeçar!



Caro(a) leitor(a), ao comentar, deixe, também, o seu nome para não ficar como desconhecido. Obrigado!

10 Comentários

  1. Belíssimo texto, Nel! Deus te abençoe sempre querido mano!

    ResponderExcluir
  2. Uau. 👏👏👏👏 lindo testo. Parabéns Nel. Emocionado!!! Vamos movimentar este blog. Deus continue te abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Obrigado pela visita e comentário! ✌😉

      Excluir
  3. Sempre é tempo de recomeçar. Que reflexão fantástica! E o melhor é que você não desistiu. Siga em frente porque você é forte e corajoso. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Excelente reflexão! Sucesso sempre!!

    ResponderExcluir