img-responsiva

Resenha do filme O TRIUNFO





O filme “O Triunfo” narra uma história verídica de um professor – Ron Clark – que sai do interior dos Estados Unidos e se dirige ao centro urbano de Nova York numa tentativa de encontrar um emprego melhor do que o que já tinha. Como as oportunidades não lhe favoreceram, instantaneamente, um trabalho de bom agrado, ele começou trabalhando num bar onde os funcionários trabalhavam vestidos em fantasias, até que um dia consegue convencer o diretor de uma escola de Harlem, a zona mais pobre da cidade, a ser o professor de uma turma que mais ninguém queria. Tratava-se de uma escola pública.

O professor novato daria aulas a uma turma de 7ª série do ensino fundamental. Clark depara-se com uma situação desafiadora, a turma é intensamente problemática em comportamentos e com relações humanas.
É diante dessa nova situação que o professor Clark tenta atrair a atenção de seus novos alunos para que eles comecem a construção dos saberes. No entanto, as primeiras tentativas foram frustrantes, os alunos nem ouviam o que ele lhes dizia, agiam completamente sem respeito à presença do professor, fazendo com que ele até pensasse em desistir.

Diante da situação, Clark buscou uma metodologia diferenciada, visitou alguns dos alunos para conhecer suas realidades de vida e pôde ver de perto a verdadeira condição que os influenciava na forma de viver e de se relacionar com as outras pessoas.
Foi com base nessa experiência, que Clark decidiu implantar um novo lema na sala de aula – o de que: “somos uma família” – é claro que a resposta dos alunos, frente a essa novidade, foi de indiferença, de repúdio. Eles não sabiam o verdadeiro significado da palavra família.
Mediante o novo lema, os alunos deveriam ter uma nova postura dentro e fora da escola. Deveriam mudar a forma de convivência entre si, ter mais respeito para com o professor e obedecer às novas regra que seriam impostas em sala.

Ele queria que os alunos aprendessem a verdadeira essência da família que é a afetividade, o cuidado com as pessoas a quem se ama, o companheirismo, a cumplicidade, entre outros fatores que interferem a vida familiar.

Clark, sentindo o drama da vida de seus alunos, iniciou um verdadeiro papel de orientador e se propôs a ajudando-os a lidar com seus problemas. Ele é capaz de fazer uma notável diferença nas vidas de seus alunos. E nesse embalo, a turma se sai bem no teste que foi realizado no final do ano, esse teste lhes daria a oportunidade de estudar numa escola melhor e ter o encaminhamento para novas conquistas, como uma universidade, por exemplo. O que de fato acontece, todos os seus alunos estão nas melhores instituições de ensino dos Estados Unidos, com vidas novas, batalhando e dando valor ao que foi trabalhado em suas perspectivas de vida.

Todos esses resultados fizeram de Ron Clark um professor de sucesso e de prestígio, levando-o a escrever livros, contando suas experiências e ajudando a dar uma nova maneira de pensar sobre a educação, como sendo, um resultado de incentivos e um tratamento mais humanizado dos alunos.

De forma objetiva e clara o autor consegue transmitir suas idéias. A partir do ponto de vista que é revelada uma metodologia de bons resultados e que, de maneira correta, essa metodologia trabalha a perspectiva de vida dos alunos de forma humanizada.
Este filme deverá ser visto por acadêmicos de todos os cursos de licenciatura, sem restrições, pois trata de assuntos essenciais para a elaboração de trabalhos práticos e didáticos em sala de aula, de forma satisfatória.


Referência:

ENSCOE, Max; YOUNG, Annie de. O Triunfo. EUA: Granada America Production / California Filmes, 2006. 1 DVD (90 min). NTSC: son., color.





Caro(a) leitor(a), ao comentar, deixe, também, o seu nome para não ficar como desconhecido. Obrigado!

33 Comentários

  1. VOU COMENTAR SÓ PQ VI VC FAZENDO O BLOG!
    PARABÉNS PELA INICIATIVA!
    E DEPOIS VOU PESQUISAR UMAS COISAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA PRA VC COLOCAR AKI!

    BJOKAS!

    ResponderExcluir
  2. Era tudo o qe eu precisava!--*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, me ajudou bastante.
    Seu blog é 10...

    ResponderExcluir
  4. Exelente,,,me ajudou a fechar o meu relatorio sobre esse assunto....parabens!

    ResponderExcluir
  5. Valeu, obrigado pela resenha.
    Antônio

    ResponderExcluir
  6. Oi pessoal, muito obrigado pelos comentários!!
    Deus abençoe a todos vocês!!
    Abraço!!
    :)

    ResponderExcluir
  7. Enquanto educadora, fico feliz em saber que alguns profissionais de educação acreditam em um ensino de qualidade.
    Nossa realidade educacional precisa ser revista, e mudada, temos que saber lidar com as diferenças sociais. E passar a ouvir mais os nossos alunos, pois estão sendo esquecidos e massacrados por esta competição desleal de ensino.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sou de Manaus-AM, sou graduanda de Física pelo IFAM e Graduanda de Química pela UFAM, adorei seu blog, se quiser me add no msn para trocarmos umas idéias, meu e-mail é drykamorissette@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. O filme é excelente. A história é sensacional. Eu recomendo

    ResponderExcluir
  10. Isso e pra ver o acontese entre os alunos e professores isso e que chamo de realidade

    ResponderExcluir
  11. Olá!querido como vai?
    tive a oportunidade de visitar seu Blog e adorei,parabéns.
    nossa educação precisa de pessoas que tenham compromisso com a causa abraçada.um grande beijo

    ResponderExcluir
  12. Odorei a resenha..
    era o q estava procurandoo.
    Obrigadaa.
    Bejoo*

    ResponderExcluir
  13. Amei, era o que eu queria, obrigada....bj e sucesso..........

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, vi este filme em uma capacitação para ensino biblico e agora vou utilizá-lo nas minhas aulas com a turma de pedagogia. Parabéns ajudou-me muitissimooo! um forte abraço que Deus lhe ilumine cada dia maisss

    ResponderExcluir
  15. Obrigada* e prbns, mto bom. =]

    ResponderExcluir
  16. Era tudo o qe eu precisava.²
    Muito bom, me ajudou bastante a fechar minha sintese sobre o filme.
    Seu blog é 10! :D
    Parabéns.

    Evelym Trindade.

    ResponderExcluir
  17. valeu por postar esse blog pois a mala da minha professora pediu uma resenha do filme
    o filme e massa mas resenha

    ResponderExcluir
  18. Muito bom , me ajudou bastante mesmo...

    ResponderExcluir
  19. obrigaadaaa de coraçaõ...me ajudou muito ...

    ResponderExcluir
  20. este filme e otimo pois são fatos da vida real,adoreiii

    ResponderExcluir
  21. Caramba.................
    Resumidíssimo. encontrei tudo o que queria Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. A sua resenha está muito boa, porém ficou uma questão esse professor leciona o quê para os alunos de sétima série?

    ResponderExcluir
  23. Todo profesor que é professor de verdade e não de dinheiro,deveria SIM, assistir este belo filme, e os alunos e pais,só assim notariam que ser professor não é so quadro e giz, e à esses políticos corruptos deste País que Professor tem SIM que ter respeito até que o Presidente,pois quem o formou fomos nós professores.

    ResponderExcluir
  24. me ajudou muito, realmente o filme é muito bom.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom o filme,inspirador para todos os seguimentos.

    ResponderExcluir
  26. O filme é muito bom deixa bem claro que um professor tem que ter técnicas para lhe dar com os alunos se não está dando certa de um jeito tem que tentar de outro, o importante é não desistir em quanto não alcançar o seu objetivo

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada,vc me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  28. Me ajudou muito...
    Obrigada ;*

    ResponderExcluir
  29. Oi. Gostaria que colocasse as referências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi +Líria Lirinha, a referência que você sentiu falta foi adicionada.
      Obrigado pela visita!!!

      Excluir
  30. Excelente nos mostra o verdadeiro valor de ser educadores.

    ResponderExcluir