img-responsiva

Como usar e preservar a bateria do notebook






Olá,

Já li e ouvi muitas recomendações quanto ao uso do notebook no que diz respeito à preservação da vida útil da bateria, se deveria usá-lo conectado ou desconectado da rede elétrica, remover a bateria enquanto estivesse conectado à tomada, deixar descarregar totalmente antes de carregá-la novamente. Foram muitas dicas, e muitas delas, sem uma base de confirmação.

Um dos conselhos mais sensatos que ouvi foi o de deixar o notebook conectado à tomada sempre que fosse usá-lo, sem a remoção da bateria.

Baseado nos anos de experiência e de uso, achei importante executar este teste para verificar a aplicabilidade da teoria da utilização do notebook conectado à rede elétrica, sem a remoção da bateria, e evitando a utilização exclusiva da mesma.

O notebook do teste tem 9 (nove) anos de uso e na grande maioria das vezes, foi utilizado conectado à tomada. Foram poucas as situações em que foi preciso usá-lo desconectado da rede elétrica. Justamente para evitar o desgaste, desnecessário, da vida útil da bateria.
Quanto mais você poupar a vida útil da bateria, mais tempo de carga ela terá para oferecer no momento em que for requisitada.

Vale ressaltar que nos casos de necessidade de portabilidade ou na ausência de uma tomada elétrica, por perto, fica inevitável o uso exclusivo da bateria. 

Para entender melhor sobre a vida útil de uma bateria, vamos considerar que cada uma delas tem um pacote de ciclos de recarga.
Quando a bateria estiver 100% carregada ela terá um ciclo de vida completo.
Ao descarregar 50%, ela perde metade de um ciclo.
Portanto, cada vez que a bateria descarregar completamente, ela perderá um ciclo de vida, e assim, haverá o desgaste progressivo da vida útil, até a sua completa inutilização.

Por isso, o recomendado é sempre manter a bateria completamente carregada.

Sobre o notebook do teste:

Microboard Innovation IN200
Intel Pentium Dual-Core
3 GB de memória RAM
500 GB HD, com dois sistemas operacionais, (Ubuntu Linux 64 bits e Windows 7 64 bits).

O teste foi feito usando o Windows 7, sob as condições:

Plano de energia: Equilibrado
Estado de desempenho mínimo: 5%
Estado de desempenho máximo: 100%
Luminosidade da tela no máximo.
Com o Word aberto, o Chrome executando vídeos do youtube e um download em andamento.

A bateria sustentou o sistema por 45 minutos.

Considerações finais

Não podemos esquecer que, naturalmente, toda bateria, ao longo dos anos, vai perdendo sua potencialidade e sua vida útil.
Analisando os 9 (nove) anos de uso do notebook e dos 45 minutos de duração do teste, podemos considerar que a teoria funciona; que podemos usar nosso computador conectado à rede elétrica com a finalidade de preservar, o máximo possível, a vida útil da bateria.








Caro(a) leitor(a), ao comentar, deixe, também, o seu nome para não ficar como desconhecido. Obrigado!

0 Comentários